E AGORA, QUE HEI DE ESPERAR?



TEMA: E AGORA, QUE HEI DE ESPERAR? 



Texto: Salmo 39.7: Mas agora, Senhor, que hei de esperar? 

Quebra-Gelo: Existe alguma coisa que você espera e deseja muito que aconteça no seu futuro? Comece o estudo de hoje colocando esta pergunta e permita que os participantes compartilhem suas respostas. Todos temos anseios em relação ao nosso futuro.

A pergunta do Salmo 39.7, um dos Salmos de Davi, nos leva a refletir sobre o que podemos esperar do nosso futuro. O objetivo deste estudo é demonstrar que uma pessoa pode ter segurança acerca do seu futuro em Deus.


1ª. lição: O Salmo 39 nos leva a reconhecer quão pequenos nós somos.

No verso 4, Davi pede a Deus que o faça reconhecer a brevidade dos seus dias de vida para que ele possa se lembrar do quanto é frágil. Ás vezes esquecemos de que somos limitados e frágeis e que nossos dias de vida aqui na Terra são contados.

No verso 5, Davi afirma que a duração da sua vida é de “um palmo” – uma referência ao pouco tempo em relação a eternidade de Deus: “a duração da minha vida é nada diante de Ti”.

Mesmo quem consegue sucesso e riqueza precisa reconhecer que também é muitíssimo frágil. No verso 6, Davi registra: “Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela”.

Também no verso 11, temos uma conclusão do salmista: “de fato o homem não passa de um sopro”.

 Existe uma lenda que não deixa de ser interessante, sobre Alexandre o Grande, Imperador, tido como um dos maiores guerreiros de todos os tempos. Dizem que antes de morrer aos trinta e dois anos de idade, Alexandre teria feito três pedidos aos seus generais: 1. Que seu caixão fosse carregado pelos mais renomados médicos do seu Império; 2. Que o caminho por onde o caixão seria carregado até o túmulo fosse forrado de seus tesouros (ouro, pedras preciosas e prata); 3; Que suas mãos fossem deixadas livres, fora do caixão e à vista de todos, enquanto seu caixão fosse carregado.

Ao receberem tais estranhas instruções seus generais quiseram uma explicação. Alexandre prontamente expôs seus motivos. A razão para o caixão ser carregado pelos melhores médicos era para mostrar que a medicina não tem poder sobre a orte. O motivo para os tesouros serem esparramados pelo caminho seria para mostrar às pessoas que todos os bens aqui conquistados permanecem na terra. E o motivo de suas mãos estarem a mostra seria para ressaltar que de mãos vazias viemos para o mundo e assim partimos daqui.

 Como alguém tão frágil pode garantir o seu futuro? São perigos, ameaças, doenças, maldades, sobressaltos... como viver sem temer pelo futuro?


2ª. lição: Você garante seu futuro resolvendo o maior problema de sua vida no presente. 

Pergunte aos presentes à sua célula qual é o maior problema da maioria das pessoas hoje. Claro que se trata de um problema espiritual, o pecado. O Salmo 39 nos ajuda a entender que o pecado é o problema do presente que precisa ser resolvido para que a pessoa possa desfrutar de um futuro em Deus. Observe o que o salmista pede a Deus no verso 8: Livra-me de todas as minhas transgressões. Este é o principal problema do presente de quem ainda não se acertou com Deus. E como fazer para livrar-se dos pecados ou transgressões? Somente com um sacrifício. Não há outra forma: é com sacrifício de sangue que se apaga pecados (veja Hebreus 9.22). E onde encontraremos sangue suficiente para resolver a questão do pecado de todos os presentes à sua célula? O sangue de Jesus é o sangue da nossa remissão. Por isso a Bíblia explica que o sangue dele foi derramado para nos perdoar (I João 1.7).


3ª. lição: Deixe Deus ser Senhor da sua vida e garanta a Eternidade. 

Ainda que o Salmo 39.5 nos faça lembrar que o tempo de vida de uma pessoa na Terra seja semelhante a “um palmo” – ou seja, é muito breve, Deus nos dá oportunidade de resolvermos nosso futuro que vai além da vida aqui.

 Deus nos revela na Sua Palavra que Ele tem planos para o nosso futuro. Veja o Salmo 41.5, onde o salmista se declara maravilhado em face aos planos de Deus para nós: Senhor meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! Eu queria proclamá-los e anunciá-los, mas são por demais numerosos! Sim, amigo, as Escrituras são enfáticas no ensino de que Deus tem o melhor para o nosso futuro. Para quem se entrega a Ele através do sangue de Jesus, o apóstolo Paulo registrou esta promessa: Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam. (I Co 2.9).

CONCLUSÃO: A resposta à indagação “mas agora, Senhor, que hei de esperar?” é uma palavra de esperança. Se você entregou sua vida ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, você desfrutará do futuro que Deus tem preparado para Seus filhos. Dê oportunidade aos presentes de entregarem suas vidas ao Senhor Jesus. Ore com eles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agenda